instituto de estudos da competitividade


     
     
     
     
     
Responsabilidade Social
"Ricardo Raele"
As times goes bye [cont...]

 

 

 
Qual é o perfil da comunidade INSEC? Participe de nossa pesquisa e faça parte da nossa comunidade.
[cont...]
 
 
Social
 

   
 

COISAS DO TEMPO...

Lidar com o próprio tempo é uma arte. As vezes escutamos as pessoas reclamando da falta de tempo. E não é para menos. Agendas lotadas, telefones enlouquecidos, chefes ansiosos, prazos, metas...

Por que lidar com o tempo é uma coisa tão difícil? Por que não aceitar o ritmo natural das coisas? Será que enquanto uns trabalham, outros desfrutam do tempo? Ou melhor, será que trabalhar não deveria ser um desfrutar do tempo? Por que se cobra pelo tempo se ele nunca vai acabar?

Dominar o tempo é a arte de saber dizer sim e dizer não. É conhecer os próprios limites e deixá-los claros para todos que nos cercam. É saber perder as oportunidades da ganância e agarrar aquilo que realmente precisamos para viver.

Hoje, muitas vezes, um computador preenche nossas agendas. É preciso cuidado para não se ver refém de máquinas... Sim, as mesmas máquinas que nos proporcionam o poder de fazer centenas de coisas ao mesmo tempo, estas mesmas máquinas, de dominar o tempo, acabam nos iludindo e roubando ele de nós.

O que fazer com seu próprio tempo? Essa é uma questão especial. Pois um dia, depois de ter-se vivido muito, ela virá nos assombrar e nos julgará sem a menor pressa. O que eu fiz do meu tempo? O que construí e o que destruí nele?

Quando somos crianças, desfrutamos do tempo. Já adultos, lutamos bravamente contra ele. E quando velhos, nos rendemos perante a sua incansável jornada...

Acho que o velho e a criança sabem lidar com o tempo. A criança porque o desconhece e o ignora... Brinca sobre ele. O velho, porque o conhece e sabe lidar com ele... O velho vê o tempo brincar. Pobre de nós adultos, que ousando possuí-lo em nossa mão, assistimos ele escorrer como areia entre os nossos dedos...

Ricardo Raele é Cientista Social pela USP, é consultor da UNESCO. Atuou como executivo por mais de dez anos, com trabalhos realizados no Brasil, na Alemanha e na Áustria. Estudou arte oriental na província de Yunan, China.

E-mail: rraele@insec.com.br

 

 

 
   


Copyright 2001- Todos os Direitos Reservados
Todas as marcas citadas são de propriedade de seus respectivos donos