instituto de estudos da competitividade


     
     
     
     
     
 
 
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O que é preciso para ser um bom líder?

- CRER QUE MENOS É MAIS: A expectativa de que os novos líderes de empresas sejam salvadores e que trarão mudanças não ajuda na autoconfiança dos mesmos. Somente quando os chefes diminuem suas expectativas e abandonam suas ambições é que começam a progredir. A melhor estratégia é adaptar-se rapidamente às limitações do negócio e à cultura da organização - o que geralmente leva mais de um ano para acontecer.

- CARISMA E SENSO: Os líderes vivem correndo de um lado para o outro não tendo tempo, muitas vezes, de parar e refletir sobre o que estão fazendo, mas pelo menos quatro qualidades eles devem ter acima de tudo:
- Senso de direção
- Capacidade de se adaptar ao meio em que estão
- Habilidade para comunicar-se
- Carisma para motivar as pessoas

- ENTENDIMENTO E CONVERSÁO: Um líder deve procurar entender porquê um funcionário está procurando um novo emprego. Ele partirá, por exemplo, caso se sinta desvalorizado, frustrado ou não compreendido. Todo líder acha desumano despedir um funcionário, porém, ele tem que saber levar esse tipo de situação e não deve, nunca, desistir do que se propôs a fazer. Mesmo que, para isso, seja preciso converter suas metas para chegar a algum lugar. Um exemplo disso foi quando Ernest Shackleton se propôs a cruzar a Antártica a pé, mas como estava mal preparado (com seus cães mal treinados e sem aprender a esquiar), ele converteu seu objetivo em, simplesmente, manter todos os envolvidos vivos até chegar no outro lado da travessia.

- LIDERAR POR MEIO PERÍODO: Os lideres de empresas de serviços costumam trabalhar meio período em seus cargos para passarem a outra parte do tempo trabalhando para produzir, atuando e agindo efetivamente - não estando lá somente para comandar. Diferentemente de um empregado da industria com um cargo inferior, que sonha em se tornar um grande executivo. Alguém que nunca fabricou um carro pode ser perfeitamente capaz de gerenciar uma montadora. Porém, alguém que nunca clinicou antes, pode ter sérias dificuldades para dirigir um hospital. Assim também, acontece com advogados que gerenciam grandes escritórios de advocacia - eles não fariam bem esse serviço, se não estivessem, ao mesmo tempo, exercendo seu ofício.

- LIDERAR COMO NUMA FAMILIA: Um fato desconsiderado é que a maioria das pessoas que lideram negócios não foi contratada ou eleita para o cargo, porque grande parte da economia global é representada pelas empresas familiares, onde os lideres são indicados por seus fundadores ou sucessores. Colocar familiares na liderança de empresas diminui a chance da ocorrência de golpes, além destes serem mais dedicados e curiosos. O que mostra que os líderes devem sempre lidar como se estivessem em uma empresa familiar.

 

Inspirado no artigo "Running the Show"
Revista The Economist - Outubro 2003

 

 
   


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