instituto de estudos da competitividade


     
     
     
     
     
 
 
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QUESTOES PARA REFLETIR COMO FOI SEU ANO PROFISSIONAL EM 2003.
Quanto maior o numero de respostas positivas, mais promissor será 2004.

Sobre seu EMPREGO:

Interessou-se em descobrir e aprender as habilidades necessárias ao seu trabalho?

Conheceu a fundo as missões e valores da sua empresa atual? Sabe quem são seus concorrentes, por exemplo?

Tomou iniciativas que pudessem ajudar no crescimento da empresa, mostrando-se, assim, um funcionário pró-ativo?

Mostrou suas habilidades fora da empresa - ganhando respeito de outros profissionais da sua área?

Ofereceu ajuda (soluções e recomendações), quando observou que havia problemas ocorrendo?

Freqüentou cursos, seminários ou palestras referentes à sua área de atuação?


Sobre o contato com seus CLIENTES:

Soube identificar como melhor se comunicar com clientes - se através de e-mail, telefone ou outro meio de comunicação?

Em épocas de crise, foi atrás de novos clientes, ao invés de tentar lucrar somente com seus melhores parceiros?

Fez adequadamente seu marketing de relacionamento a fim de aumentar sua ligação com o negócio?

Atualizou seu cadastro de clientes, assim como todos os dados nele contidos?

Fez seu papel de "Relações Públicas" - comentando sobre projetos bem-sucedidos, publicando artigos sobre seu trabalho ou falando em público (em palestras ou conferências)?

Falou bem de sua empresa para seus consultores, clientes e amigos, desenvolvendo, assim, um plano de marketing?


Sobre o relacionamento com seus CLIENTES:

Fez contato com seus clientes de forma direta - ligando ou indo pessoalmente em seus escritórios?

Soube passar confiança a seu cliente, sendo para ele um parceiro estratégico - conhecendo seus objetivos, negócios e desafios?

Procurou entender os recursos que seus clientes necessitavam - mostrando-se um bom parceiro estratégico?

Soube superar as expectativas e necessidades de seus clientes - sendo, assim, uma pessoa agradável de se trabalhar?

Comunicou-se pessoalmente com seus novos clientes ao invés de, simplesmente, enviar e-mail - sabendo interagir de forma mais apropriada para o começo de uma parceria?

Colocou-se à disposição de seus clientes - oferecendo e realizando serviços adicionais a eles?

Conseguiu conquistar seu cliente trabalhando com seriedade e bom-humor - ao mesmo tempo?


Sobre a "guerra de preços":

Soube oferecer benefícios aos seus clientes - para, assim, poder manter seus preços durante as crises?

Avaliou quais os valores adicionais que seu cliente gostaria de receber e os ofereceu como brinde?

Ofereceu menores tarifas para clientes que fecharam contrato de trabalho por longo período de tempo?

Soube diminuir o preço dos produtos sem comprometer a valorização do mesmo no mercado?

Abaixou seus preços somente nos casos em que obtivesse algum tipo de lucro - vendeu maior quantidade de produtos ou serviços; deu menor prazo para pagamento; clientes ofereceram equipamentos e mão-de-obra; e fizeram propaganda de sua empresa?


Sobre o FUTURO dos negócios:

Fez uma revisão sobre sua área de atuação? Percebeu se ela mudou ou não com a nova economia?

Soube propagar seu produto/serviço para as pessoas certas?

Qualificou seus clientes-alvo antes de ir atrás deles?

Soube fazer novos negócios primeiramente com seus clientes já existentes, depois com os ex-clientes e, por fim, com os que você gostaria de fazer?

Apesar da correria, deu a atenção devida aos seus cinco maiores clientes potenciais?

Deu ênfase ao marketing direto, ao relacionar-se com seus clientes - preferindo sair para almoçar ou telefonar - ao invés de mandar e-mail?

Soube modernizar as operações da sua empresa, gastando menos e produzindo mais e, assim, adequando-se aos novos tempos?

Explorou os negócios de seu interesse que estão expandindo? Manteve-se atento aos sinais de crescimento em sua área?

Enxergou que seu valor como parceiro comercial cresce conforme sua habilidade de pensar e agir estrategicamente os interesses de seu cliente - interessando-se em conhecer seus parceiros, desafios, interesses e negócios?

Procurou exceder as expectativas de seus clientes - mantendo-os informados sobre o andamento das operações?

 

 
   


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