instituto de estudos da competitividade


     
     
     
     
     
 
 
Biblioteca Newsletter
 

   
 

MUDANÇA DE NOME MUDA A HISTÓRIA?

Algumas fusões e aquisições aconteceram no mercado de consultorias devido a pressões que esses tipos de empresas sofreram para separar as atividades de consultoria e auditoria. Além disso, por mais nome que tenham, a má administração não impediu que as mesmas passassem por "escândalos", o que, então, as levou a mudarem de nome.

Algumas mudanças ocorridas, que envolveram investimentos de mais de US$ 40 milhões, em comunicação:

- PwC Consulting passou a se chamar Monday (após ser comprada pela IBM)
- Deloitte virou Braxton.
- Andersen Consulting agora é Accenture
- KPMG virou BearingPoint

A Ambev é um exemplo de incorporação das marcas Brahma e Antarctica.
Outra consolidação da: Philip Morris USA, Philip Morris International, Nabisco e Kraft Foods é a Altria, que se valorizará com o crescimento de suas companhias de produtos de consumo e com o desenvolvimento e inovação de seus produtos.

Há algo em comum nesses novos nomes:

- geralmente começam com letras iniciais do alfabeto, no sentido de estimular a decisão antecipada de investidores que, ao fazerem suas análises, já resolvem considerando as ações de empresas que primeiro aparecem nas listagens das bolsas.
- eles não têm significado em qualquer idioma, porém têm uma sonoridade estimulante.

Será que essa mudança de nomes nos fará esquecer o passado?

 

Inspirado em artigo sobre "Marcas", Gazeta Mercantil - out/2002.
E em propaganda da Business Week - mar/2003.

 
   


Copyright 2001- Todos os Direitos Reservados
Todas as marcas citadas são de propriedade de seus respectivos donos