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PESQUISA SOBRE COMPETITIVIDADE BRASILEIRA
Já há algum tempo venho pensando em compartilhar com os leitores
do Insec assuntos ligados à competitividade industrial brasileira. Fui
então buscar pesquisas e artigos publicados na Internet. Encontrei esta
pesquisa realizada pela FIESP (Federação das Indústrias do
Estado de São Paulo) que é a entidade representativa oficial da
indústria paulista. Entre outros, um de seus objetivos é de tornar
a indústria brasileira mais competitiva.
Veja pesquisa da FIESP.
http://www.fiesp.com.br/competitividade/
É interessante perceber que os Estados Unidos, apesar de não ser
referencia para muitas projetos mundiais, como as soluções ambientais
baseadas no Protocolo de Kioto, eles ainda assim continuam sendo o país
mais competitivo do planeta. Mas então o que é competitividade?
Segundo a mesma pesquisa, competitividade é a capacidade de um país
de criar condições para que as empresas produzam o maior bem-estar
possível para seus cidadãos. Competitividade é ainda a capacidade
de manter um crescimento social estável ao longo do tempo, em relação
ao bem-estar dos cidadãos de outros países. Assumindo estas afirmações
como um pressuposto teórico, apresento a seguinte questão para nossa
reflexão : como é possível os EUA manterem sua posição
como o pais mais competitivo do mundo ? O que devemos aprender com eles? E com
os outros paises que estão listados no primeiro bloco?
Mas podemos seguir com outras questões, intrínsecas à sociedade
brasileira : quantos brasileiros tem acesso a este conhecimento? E como podemos
favorecer tais fatores a fim de incrementar a competitividade em nosso dia-a-dia?
No meu ponto de vista, o desafio maior que o Insec e outras entidades envolvidas
com questões sociais trazem é de ensinar o que são ações
competitivas em uma linguagem popular, para que se possa atingir a maioria da
população. Como sabemos, hoje se vive na era do conhecimento. O
acesso à informação é elemento chave nos fatores que
promovem e caracterizam a competitividade nas sociedades modernas. Proporcionar
o acesso das massas à informação significa popularizar a
linguagem, criar práticas simples de modo que o povo possa compreende-las.
A competitividade de um país é o resultado de uma cadeia de produção.
Não basta que as grandes empresas sejam competitivas. É preciso
que o micro-empresário também seja. É preciso que as pessoas,
uma a uma, saibam levar eficiência ao seu modo de vida.
Você tem alguma sugestão?
Denise Braun
Educadora e Psicóloga pós graduada em gestão de pessoas na
Universidade Federal de Santa Catarina. Tem tido vivências na Europa e na
Oceania com foco em educação e relacionamentos interculturais. Estudante
e praticante de Yoga e filosofia budista.
E-mail:dbraun@insec.com.br
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