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Editorial
 

   
 

PESQUISA SOBRE COMPETITIVIDADE BRASILEIRA

Já há algum tempo venho pensando em compartilhar com os leitores do Insec assuntos ligados à competitividade industrial brasileira. Fui então buscar pesquisas e artigos publicados na Internet. Encontrei esta pesquisa realizada pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) que é a entidade representativa oficial da indústria paulista. Entre outros, um de seus objetivos é de tornar a indústria brasileira mais competitiva.

Veja pesquisa da FIESP.
http://www.fiesp.com.br/competitividade/

É interessante perceber que os Estados Unidos, apesar de não ser referencia para muitas projetos mundiais, como as soluções ambientais baseadas no Protocolo de Kioto, eles ainda assim continuam sendo o país mais competitivo do planeta. Mas então o que é competitividade? Segundo a mesma pesquisa, competitividade é a capacidade de um país de criar condições para que as empresas produzam o maior bem-estar possível para seus cidadãos. Competitividade é ainda a capacidade de manter um crescimento social estável ao longo do tempo, em relação ao bem-estar dos cidadãos de outros países. Assumindo estas afirmações como um pressuposto teórico, apresento a seguinte questão para nossa reflexão : como é possível os EUA manterem sua posição como o pais mais competitivo do mundo ? O que devemos aprender com eles? E com os outros paises que estão listados no primeiro bloco?

Mas podemos seguir com outras questões, intrínsecas à sociedade brasileira : quantos brasileiros tem acesso a este conhecimento? E como podemos favorecer tais fatores a fim de incrementar a competitividade em nosso dia-a-dia? No meu ponto de vista, o desafio maior que o Insec e outras entidades envolvidas com questões sociais trazem é de ensinar o que são ações competitivas em uma linguagem popular, para que se possa atingir a maioria da população. Como sabemos, hoje se vive na era do conhecimento. O acesso à informação é elemento chave nos fatores que promovem e caracterizam a competitividade nas sociedades modernas. Proporcionar o acesso das massas à informação significa popularizar a linguagem, criar práticas simples de modo que o povo possa compreende-las. A competitividade de um país é o resultado de uma cadeia de produção. Não basta que as grandes empresas sejam competitivas. É preciso que o micro-empresário também seja. É preciso que as pessoas, uma a uma, saibam levar eficiência ao seu modo de vida.

Você tem alguma sugestão?

Denise Braun
Educadora e Psicóloga pós graduada em gestão de pessoas na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem tido vivências na Europa e na Oceania com foco em educação e relacionamentos interculturais. Estudante e praticante de Yoga e filosofia budista.

E-mail:dbraun@insec.com.br
 
   


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